quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pré - Projeto: Leitura uma visão critica


INTRODUÇÃO
Nossa Sociedade hoje vem de uma transformação cultural muito grande, isso devido ao crescimento desacelerado do sistema capitalista que se agrava na Questão Social, temos desigualdade de classes que distancia os direitos sociais dos que realmente necessitam isso se da no âmbito da falta de conhecimento.
Hoje quando se fala na Questão Social, já pensamos em solucionar o problema de imediato, mas isso acaba por ser um trabalho paliativo, gerando até certo comodismo entre os usuários.
Porém o projeto tem como finalidade de apresentar ideários de uma transformação na Questão Social que é a leitura nas séries iniciais, pois com isso teremos futuramente um grande ganho de valores culturais, pois outra forma de querermos resolver os problemas sociais, não vai passar de trabalho a forma “reprodução” e repetitiva, e teremos cada vez mais esta desigualdade de status, pois como diz Rafael Viera Teixeira “os programas sociais que temos hoje é tudo uma bancada ideológica do Banco Mundial com o Estado”, pois então vai ser uma forma de manter a classe sempre no mesmo nível social, ou seja, manter o proletariado trabalhando para dar sustentabilidade à economia. Portando o que temos hoje é uma sociedade desinformada que não sabe como funciona a sociedade e o sistema em que vivem.

OBJETIVO GERAL
  • Promover o interesse da leitura de alunos cursando de 1ª a 5ª ano buscando uma intelectualidade de forma a prepará-los para o futuro estudantil alem de torná-los críticos para a sociedade.

OBJETIVO ESPECÍFICOS
  • Propiciar aulas dialéticas entre professores e alunos;
  • Propor através de leitura, dinâmicas e gincanas;
  • Conscientizar através de palestra para familiares dos alunos;
  • Conscientização de alunos nas salas de aula;
  • Palestras e seminários direcionados a importância da leitura para o conhecimento;
Devido o próprio sistema em que vivemos (Capital e Mais Valia), pressões dos Aparelhos Ideológicos de Estado, temos uma grande dificuldade de interesse pela leitura isso se da na maioria das vezes nas famílias onde não se tem a presença do pai e da mãe como exemplo e claro, como referência.
A grande preocupação com a sobrevivência é a busca de status dentro da sociedade que acaba fazendo com que o intelectual que é desenvolvido através da leitura fique de lado, ou seja, a conquista maior é o capital e não a leitura (conhecimento), mas devemos saber que para estar inserido no sistema e não ser excluído da sociedade tem que ter esta abrangência de conhecimento.

Como cidadãos desfrutamos de uma série de direitos que, certamente, variam de uma sociedade para outra. Temos direitos fundamentais como pessoas: o direito de ser tratado como um ser humano, com tudo o que isto implica; direitos civis: liberdade de expressão, de reunião e direito à proteção jurídica; direitos políticos: direitos a voto; temos igualmente direitos sociais, considerados geralmente como o direito a uma vida digna. Somos, por outro lado, membros de uma comunidade e cidadãos de um Estado-Nação (IBICT, (1999).


Hoje temos vários contextos de violência dentro da sociedade, além dos que já entraram para a história que realmente marcaram como exemplo os 12 alunos vitimas de assassinato no Rio de Janeiro (Realengo); o autor com idade de 23 anos ainda jovem considerado pela mídia um psicopata. Mas será que este atirador como julga a mídia não foi apenas mais uma vitima do sistema? Será que este mal não é fortalecido pela Sociedade, pela falta de cultura?

Os resultados evidenciam: Planejamento da leitura para estabelecimento e implementação de qualquer ação; educação voltada para a transformação com respeito ao universo cultural dos indivíduos. A leitura, portanto, promove o resgate da cidadania, devolve a auto-estima ao promover a integração social, desenvolve um olhar crítico e possibilita formar uma sociedade consciente. (Souza, Leila).


Baseado nestes questionamentos e entendimentos da Questão Social podemos referenciar a leitura, para estas series iniciais, como uma forma diferente de trabalhar o problema, é como diz Izaides Pereira Pedagoga formada pela UFMT, a pratica de leitura é necessária por muitas razões como:

·             Ampliar a visão de mundo e inserir o leitor na cultura letrada;
·             Estimular o desejo de outras leituras;
·             Possibilitar a vivência de emoções e o exercício da fantasia e da imaginação;
Permitir a compreensão do funcionamento da escrita: escreve-se um texto para ser lido;
·             Expandir o conhecimento a respeito da própria leitura;
·             Ensinar a estudar possibilitar ao leitor compreender a relação que existe entre a fala e escrita;
·             Favorecer a estabilização de formas ortográficas;

       Porém é de muita importância despertar o senso critico através das leituras iniciais com objetivo de colocar a frente o que realmente é imposto pelo sistema que de modo geral sempre prejudicou a sociedade em partes, pois a  classe alta sempre tem o sistema a seu favor de modo á fazer com que o Estado que por sua vez concentra uma grande riqueza de torne mínimo, ou seja, se torne dependente destes, estes transtornos estatais acontecem devido a toda uma pressão ideológica de políticas, onde políticos tem toda uma campanha bancada o que leva mais tarde todo um retorno que então sai dos cofres públicos, ou melhor dizendo sai do bolso de cada cidadão brasileiro que trabalha honestamente que vende sua força de trabalho em  troca de um salário mínimo e ainda como se não bastassem  tem os impostos a serem pagos, não estou aqui querendo dizer que esta política de cobranças de impostos são erradas, só penso que deveria ter mais fiscalização por parte do Estado em relação a grandes empresários.
No entanto devido a este jogo de interesse por parte do Estado e do empresariado, que vamos ter o fortalecimento da Questão Social que vai então fazer com que pessoas sejam excluídas. A sociedade atual caracteriza-se pela busca da informação, do conhecimento. A educação dos indivíduos precisa enfatizar a leitura como via de inclusão social e de melhoria para a sua formação. (Leila Souza).
METODOLOGIA

Em primeiro lugar para o desenvolvimento deste projeto tem que ser feito um trabalho multidisciplinar com o profissional de Serviço Social juntamente com a Educação supostamente um pedagogo para discutir os parâmetros a ser desenvolvido com os alunos. Desta forma trabalhar a ideologia de incentivo e de gosto pela leitura, explicando diariamente estes conceitos, isso em sala de aula por parte da Educação, já na parte da Assistência ser trabalhado a própria Questão Social, mostrar através de referencias e conhecimento de causa o por que da desigualdade social, e qual os possíveis meios para mudar esta história, não completamente mas ter um percentual maior. Este trabalho deve ser trabalhado primeiramente com os professores, em seguida com os alunos através de palestras.
Em seguida estabelecer os meios e possibilidades de usar as bibliotecas da Escola, além das bibliotecas Cidadãs que oferecem diversos livros com estudos diferenciados, que ajudarão muito o futuro destes leitores.

JUSTIFICATIVA
Temos como parâmetros para a justificativa de aprimoramento de conhecimento em sua base metodológica a leitura que então, ira resolver partes das Questões Sociais, pois é como diz João Pedro Stetile líder do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais, “A pobreza e a Questão Social em si só será resolvida quando os governantes levarem a sério as políticas públicas de Educação, de Renda e de Trabalho”, isso em toda setor da sociedade tanto no meio rural quanto no urbano.
Com estas Políticas teremos uma sociedade mais democrática, pois todos terão conhecimento de seus direitos, alem de levar mais jovens para as Universidades tirando-os do mundo das drogas da violência da prostituição, e claro com isso vamos ter mais pessoas criticas em relação ao sistema e as tramites entre o próprio Estado com os Bancos que juntamente com as Multinacionais são os que mais lucram em nosso País.



BIBLIOGRAFIA
ALTHUSSER, LOUIS. Aparelhos Ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985, 2ª edição.
SOUZA, LEILA. Mestre em Ciência da Informação (ICI / UFBA), Universidade Federal de Bahia.
SCHWARTZMAN, SIMON. Políticas Públicas da Educação, 1990. HTTP://www.schwartzman.org.br/simon/ipea.htm.
TEXEIRA, V. RAFAEL. Uma crítica da concepção de política social do Banco Mundial na cena contemporânea. Serv. .Soc. Soc, São Paulo, n.104, p.650-680,out./dez.2010.
Pós-Neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático/organizadores Emir Sander, Pablo Gentili. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. Vários autores.






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3 comentários:

  1. Lino, ta bem legal sua proposta. Acho fundamental desenvolver o gosto pela leitura em todas as etapas da vida da pessoa. Procure um autor marxista, o Mario Manacorda, em pedagogia marxiana. Ele te auxiliara muito neste projeto!

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  2. Ta ok Prof Edson!!!
    Obrigado pela referência, vou trabalhar este projeto...

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  3. As crianças devem ser incentivadas a ler, pois a leitura além de ser um passa-tempo, no futuro isso contara muito desde de ingressar em uma faculdade até a entrada no mercado de trabalho. Quando uma pessoa tem o habito de ler ela tem mais facilidade de interpretar isso é um ponto positivo. Mais para a criança ter o habito de ler ela deve ter exemplos de pessoas próxima dela com esse habito, porque as crianças adoram imitar o que os adultos fazem. E uma das pessoas que servem de exemplo é o professor ,que além dos pais convive diariamente com as crianças

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