segunda-feira, 2 de maio de 2011

Precariedade na Educação Superior



Temos hoje na Educação Superior as Faculdades a distancia que concentra um grande numero de acadêmico é claro que não podemos esquecer que grande parte destes não tem oportunidades de participar em Faculdades presenciais, mas estas políticas de educação acabam por gerar um status no setor econômico, pois esta participação “ativa” dos acadêmicos a distancia não é nada mais que “fruto do meio” entre Estado e Sociedade capitalista, é como diz Louis Althusser “Formar o trabalhador significa, não apenas qualificar seu trabalho, mas tornar para o individuo, natural e necessário e equivalência entre a qualidade da força de trabalho”. É necessário antes de tudo que os trabalhadores recebam o conhecimento cientifico para entender como funciona a sociedade onde vive e o valor de sua força de trabalho. No entanto devemos entender que o estado enquanto poder tem a obrigação de dar uma Educação Superior a todos, e com isso pensar em um País melhor na área da Educação, pois é através de uma boa educação que se têm bons projetos, tem desenvolvimento, ou seja, é da educação que deriva todos os desenvolvimentos sociais e econômicos.
Por tanto deixo o bem claro que a idéia aqui discorrida não é uma critica aos acadêmicos, mas sim ao sistema, ou seja, ao Estado que por fim tem domínio de todo sociedade.

5 comentários:

  1. parabéns lino concordo plenamente com vc.

    ResponderExcluir
  2. Então, no meu atual emprego, trabalho em uma instituição de Ensino a Distancia (Polo UAB de Nova Tebas) como Secretario. Com o convivio profissional com os academicos e com todos os procedimentos que aqui ocorrem, posso afirmar que o processo - a forma de ensino - realmente poderia ser melhor. Posso explicar e exemplificar minha afimarcao pelos seguintes argumentos:

    Plataforma de interação (Universidade -> Professor -> Aluno):
    O sistema virtual e obsoleto, possui funcionalidades sem utilidade, recursos limitados e nao acompanha um padrao de acessibilidade, que complica a vida de qualquer usuario.

    Aulas Presenciais:
    Talves esse seria um ponto positivo, pois apenas 1 vez por mes os alunos tem aula presencial. Porem, a forma de execusão e de forma em geral, precaria.

    Trabalhos Semanais:
    Muitos trabalhos são disponibilizados aos alunos semanalmente, Mas a forma de enviar os e deficiente devido e continuando com o problema da plataforma de interaçao.

    "Mas nem tudo eh desgraça", ainda percebo e nao posso deixar de levar estes em consideração em dizer que o ensino so continua devido ao esforco e a capacidade de toda a equipe que faz parte da instituicao, seja coordenador, tutor, secretario... Como todos esses profissionais conhecem os limites do meio, todos com muito profissionalismo e dedicação fazem com que esse modelo de ensino seja completo de uma forma em geral e tornar o ensino de qualidade.

    O Ensino a Distancia precisa melhorar, mas na parte tecnica talves, pois a parte 'humana' ja e suficiente.


    Otimo Topico Vagner.

    Grande Abraço,
    William Novak

    ResponderExcluir
  3. Concordo em partes com a colocaçao do Willian, pois vemos até mesmo nas faculdades presenciais, quando o professor esta lá presente, ensinando, sanando dúvidas e disponibilizando momentos para uma maior interação entre os educandos com o conhecimento sistematizado, muitos (não generalizando por que alguns merecem nossa admiração), se deixam levar por coisas superficiais (não relacionadas a faculdade é claro), mas que acham que no futuro serão e vão ser os profissionais que estarão atuando diante dos principais orgãos que regem sociedade. E ai cadê a qualificação, o conhecimento e o profissionalismo que deveriam ter adquirido na graduação e darem sequencia posteriormente.
    Estaremos regredindo ao invés do progresso que tanto almejamos.
    O descaso ainda é grande, cabe a todos sociedade comum, civil e governamental a busca por melhoria e já.

    Alexsandra
    14/07/2011
    15:48

    ResponderExcluir
  4. Alexsandra muito bacana tua colocação!!! Mas veja bem, para mudar este contexto que temos hoje da falta de interação que permea nos centros universitários isso por parte dos acadêmicos, tem que trabalhar a leitura nos períodos iniciais de sua carreira estudantil, e com isso teremos no futuro, alunos com bom aproveitamento dos conteúdos oferecidos pelos nossos mestres (Professores), e apartir de então teremos bons profissionais qualificados para o trabalho e para o intelectual, que é de extrema importancia...

    ResponderExcluir
  5. Eu não tenho muito o que falar pois não estou nesse meio ainda, mais sei que há descaso da parte do governo em instituições de ensino não só superior, mais principalmente fundamental e médio, onde há falta de recursos e profissionais qualificados. mais deve ser levado em conta que parte do ensino qualificado é responsabilidade dos estudantes, pois eles devem tratar com responsabilidade os estudos.

    ResponderExcluir